quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Sorvete caseiro

Olá pessoal.

Hoje trago uma receita de sorvete caseiro que não usa corantes ou sabor artificial!!!

Ingredientes:

2 xícaras de leite integral
3 colheres de sopa de leite em pó
1/2 caixa de creme de leite
5 colheres de açúcar
1 colher de sopa de super liga neutra
1 colher de sopa de Emustab (emulsificante)
1 xícara de suco de maracujá concentrado (ou 5 maracujás médios, caso queria fazer com suco 100% natural, como fiz).

Preparo:

Primeiro, se você quer usar os maracujás, uma dica para ter suco puro, sem esmagar a semente, o que amarga: tira a polpa e coloque em um vidro de conserva. Tampe bem e chacoalhe por uns dois minutos, coe o suco e volte as sementes para o vidro, repetindo o processo. Guarde as sementes, que ainda terão um pouco de polpa. Você tem suco 100% natural de maracujá!!


Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos o Emustab, por 3 minutos. Leve ao freezer em um pote se sorvete de 2 litros, ou outro pote com essa capacidade, e deixe por umas 4 horas.

Quando o sorvete estiver com as bordas congeladas, mas o centro ainda líquido, transfira para uma vasilha maior, adicione o emustab e bata na batedeira por cerca de 5 minutos, começando na velocidade baixa e aumentando. Vai se formar uma espuma leve, quando mais espumoso, melhor. a vasilha tem que ser grande pois quanto mais espaço, mais aumenta o volume do sorvete. Adicione as sementes guardadas, dão um gostinho  azedinho. Leve de volta ao pote e leve ao freezer até congelar totalmente. 

Cada receita rende um pote de 2 litros, em geral sobra um pouco.

Você pode variar o sabor:

Chocolate: 5 colheres de cacau 100%
Morango: 1 xícara de morangos, separe mais 1/2 xícara e pique para botar no final. e assim para qualquer outra fruta, exceto banana e kiwi, que oxidam e o sabor muda.

Ou use suco concentrado.

Esse é o meu de maracujá


Esse é o emulsificante, é pastoso, custa em média uns R$ 4,00. Uso o da Selecta, o mesmo usado por sorveterias profissionais, aqui acho fácil no mercado.


A liga neutra é um pozinho, mesma marca do emulssificante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho tem intolerância a lactose. E agora??

Se para um adulto, o diagnóstico de intolerância a lactose já provoca algum susto e confusão, quando o problema ocorre em uma criança, co...