sábado, 16 de março de 2013

Mastite

Boa tarde meninas!!!
Aproveitando o soninho da Carol pra dar um oi por aqui rs!!!

Resolvi falar sobre mastite hoje, porque essa noite quase tive outra crise. A Carol dormiu a noite toda, não acordou pra mamar, acordei às 5:00 com o seio inchado e doendo. Como já estou escolada no assunto (2 crises feias!!!), fui logo tirar o leite e evitar o pior (febre e calafrios).

Mas afinal, todo mundo sabe o que é a mastite????

Pras mamães que ainda estão à espera do baby, ou pra quem está começando a amamentar, é importante saber.
A mastite pode acontecer por dois motivos:

1) Bactérias entram nos ductos de leite através das rachaduras, comuns no início da amamentação;
2) O mais comum é quando o excesso de leite acaba voltando para os vasos sanguíneos, causando o chamado Ingurgitamento da mama, o que causa inflamação. Isso acontece principalmente depois de 3 ou 4 dias do parto, quando o leite de verdade desce, e o bebê ainda não dá conta de mamar tanto.
Os sintomas são dor no local, seio duro (dá pra sentir os nódulos inchados), regiões vermelhas e febre acima de 38°C (cheguei a 40,5°C na primeira vez, o paracetamol não fez efeito!!!)

É meio difícil evitar a mastite no começo, principalmente porque pode inflamar muito rápido, aí você vai dormir bem e acorda 2 horas depois com dor e febre.

Mas existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar o quadro.

1) NÃO FAÇA COMPRESSA QUENTE, BANHO DE SALMORA QUENTE, NADA DISSO!!!! O calor provoca vasodilatação e faz descer mais leite, piorando o quadro. Compressas frias ajudam a diminuir a descida de leite e aliviar a dor.
2) Em hipótese alguma coloque casca de banana, folhas de plantas, ou qualquer outro emplastro caseiro. O risco de uma infecção é muito grande.
3) Tente tirar o excesso de leite, pode ser manualmente ou com bombinha (evite aquela de borracha que parece uma buzina, só piora as coisas, tem umas um pouco mais caras mas que valem a pena. A ordenha manual é só procurar no Youtube, fácil, sempre faço assim).
4) Coloque o bebê pra mamar no peito mais empedrado. Não se preocupe, mesmo se tiver alguma bactéria, o ácido do estômago dele vai dar jeito neles, é essa é a melhor forma de esvaziar o seio. Vai doer, procure uma posição confortável, as vezes deitada é melhor.
5) E MAIS IMPORTANTE: PROCURE UM MÉDICO LOGO!!!!  A febre é muito alta, como já disse, cheguei a 40,5°C, o paracetamol não fez efeito, ele teve que me dar dipirona, mas só tomei porque ele deixou. O médico pode receitar antibióticos também,. Aliás, as dicas daqui vieram do médico quando tive a crise rs.

Uma coisa que ajuda muito também são as conchas pra amamentação. Elas ajudam a drenar o excesso de leite, e impedem que a roupa fique roçando no bico do seio machucado, ajudando a cicatrizar. Tem de várias marcas e modelos, é só pesquisar.
Quem tiver mais alguma dica, por favor, coloque nos comentários!!!!

Bem meninas é isso.

Não se esqueçam que amamentar é o melhor pra mãe e pro bebê. Sofri pra caramba no começo, mas insisti e sei que hoje valeu a pena, não desanimem!!!!
Para evitar problemas, o importante é que o bebê pegue corretamente o seio, como explicado na imagem a seguir. Assim o bebê mama corretamente e você evita fissuras. Sofri muito na primeira filha por não me antenar nisso, no segundo agora tudo ficou mais fácil.
Fonte da imagem: http://maedacabecaaospes.com.br/amamentacao-pega-correta/

Bjs a todas,



3 comentários:

  1. uma dica muito legal que minha mãe sempre diz que ajuda muito, usar mel quando o bico do seio estiver rachado, ele 'e um ótimo cicatrizante e não faz mau algum pro bebe.
    Adorei o blog. grande beijo

    ResponderExcluir
  2. O mel eh cicatrizante, mas pode fazer mal para o bebê devido ao botulismo (veja o post "pode ou não pode dar mel para o bebê"), então eh melhor não arriscar. A pomada de lanolina ajuda muito.
    Brigada, bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Dessa, sou mae de primeira viagem, curti muito seu blog, a minha bebe ainda nao nasceu, to de 36 semanas, mas adorei as dicas da amamentaçao, comprei a concha ja, achei que a compressa de agua morna era melhor que a fria, ainda bem que li o post. beijos!
    nandamaedeleticia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Meu filho tem intolerância a lactose. E agora??

Se para um adulto, o diagnóstico de intolerância a lactose já provoca algum susto e confusão, quando o problema ocorre em uma criança, co...