sexta-feira, 15 de março de 2013

Mel para o bebê, pode ou não pode?

 Vocês  já ouviram falar que não se deve dar mel para o bebê antes do primeiro ano?

Pode parecer estranho, principalmente quando o bebê fica resfriado e logo vem alguém dizer para dar um pouquinho de mel que é bom, ou para quem prefere uma alimentação saudável e não quer dar açúcar para o bebê.
Mas o que muita gente ainda não sabe, e que recentemente tem sido mais divulgado, é que o mel esconde um grande perigo para o bebê!!!!
Apesar das qualidades nutricionais e de não estragar facilmente, o mel pode sim ser contaminado, com esporos da bactéria Clostridium botulinum. Sim, essa é a mesma bactéria responsável pelo botulismo e pela produção da toxina botulínica (botox). Para adultos ela não faz mal, mas para bebês, e pessoas com problemas na microbiota intestinal, ela pode ser fatal. Isto porque não tem a microbiota intestinal desenvolvida, ou seja, os microrganismos que vivem em nosso intestino e ajudam na digestão e protegem contra contaminações como esta.
Não adianta usar mel industrializado, pois os esporos resistem ao processo de pasteurização. Estudo realizado pela UNESP mostrou que cerca de 7% do mel comercializado em diferentes Estados (SP, MG, CE, GO, SC e MT) está contaminado pela bactéria. Parece pouco, mas se pensarmos que essa doença pode ser fatal, é melhor não arriscar. Por este motivo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não recomenda o consumo de mel por crianças menores de um ano. Xarope de milho, tipo o Karo, também podem ser contaminados!!!

Os sintomas do botulismo infantil aparecem entre 8 e 36 horas após a contaminação, e os principais são prisão de ventre, falta de energia, crises semelhantes a convulsões e dificuldade no controle dos movimentos.
Em caso de suspeita, deve se procurar atendimento médico imediatamente!!!

Por isso mamães, quando o bebê começar a comer alimentos, e você não quiser usar açúcar, procure frutas naturalmente doces, como mamão papaia e laranja lima!!!!

Abaixo vou botar links dos artigos que consultei.

Bjs à todas!!!



2 comentários:

  1. Muito importante esta informação vou compartilhar no meu blog!!!faça uma visita no meu blog!
    http://nossomundonossouniverso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Meu filho tem intolerância a lactose. E agora??

Se para um adulto, o diagnóstico de intolerância a lactose já provoca algum susto e confusão, quando o problema ocorre em uma criança, co...