quinta-feira, 14 de março de 2013

Cuidado com antibióticos!!!

Com o outono e o inverno chegando, dificilmente vamos escapar da situação: bebê resfriado, com garganta ou ouvido inflamados!!! Semana passada a Carol ficou doentinha, corri pro médico, o ouvido já estava inflamando, e lá foi ela apresentada à Amoxicilina rs.
O médico indicouo tratamento por 8 dias, várias pessoas ficaram falando pra não dar tanto, foi aí que fiquei pensando que muitas vezes interrompemos o tratamento com antibióticos achando que vai fazer mal dar tanto. Aí é que mora o perigo!!!!
Claro que antibiótico demais faz mal, as bactérias criam resistência, por isso mesmo que hoje em dia a venda só é permitida com receita, e uma via da receita fica retida na farmácia. Mas quando existe a nescessidade, é preciso SIM atender todas as indicações do médico!!!!
Antibiótico TEM QUE SER TOMADO SEMPRE NO MESMO HORÁRIO, e pelo tempo que o médico prescrever. Isso porque, mesmo que depois de uns 4 dias de tratamento, geralmente, os sintomas desapareçam, algumas bactérias ainda podem ficar no organismo, e se o tratamento é interrompido antes, elas acabam se tornando resistentes ao medicamento. Assim, da próxima vez que for preciso tomar o medicamento, ele não vai fazer tanto efeito.
Por isso mamães, se for preciso dar antibiótico pro filhote, SIGA TODAS AS RECOMENDAÇÕES DO MÉDICO,  mesmo que a vovó, a titia, fiquem falando que não pode dar tanto tempo, que faz mal, etc.
Minhas amigas biólogas que já passaram por fisiologia de microrganismos ou microbiologia, assim como eu, não me deixam mentir rs.

Ops, mais duas dicas:

1) Se o tempo estiver muito quente, procure manter o antibiótico na geladeira.
2) A seringa que vem junto ao medicamento é meio grande, dificulta pra dar pro bebê, compre uma de 3ml na farmácia,é bem mais fácil, experiência própria!!!!

Bjs, deixem seus comentários!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho tem intolerância a lactose. E agora??

Se para um adulto, o diagnóstico de intolerância a lactose já provoca algum susto e confusão, quando o problema ocorre em uma criança, co...