domingo, 28 de abril de 2013

Parto pelo mundo

No Brasil, temos uma cultura "cesarianista", onde muitas mulheres são submetidas desnecessariamente à cesarianas, principalmente na rede privada, onde muitas mulheres são convencidas da necessidade de uma cirurgia na verdade desnecessária, por médicos que preferem não ter de esperar o tempo de um trabalho de parto normal, dentre outros motivos.
Isso acontece muito no Brasil, mas, e em outros países, como é tratado o momento do nascimento?
Com o objetivo de mostrar o momento do parto em diferentes culturas, a enfermeira obstetra Mayra Calvette e seu marido, o empresário Enrico Ferrari, correram o mundo no projeto Parto Pelo Mundo (Blog Parto Pelo Mundopágina do Facebook), que se transformou num documentário que estréia no próximo dia 5 de maio pelo GNT, às 23:30.
Vale a pena conferir!!!

Para quem quiser se informar mais sobre humanização do parto, recomendo o blog Cientista Que Virou Mãe, da colega bióloga Ligia Moreiras Sena, que desenvolve um trabalho maravilhoso sobre humanização  do parto e combate à violência obstétrica.

Bom restinho de domingo à todas!!!

Obs: comecei esse post de manhã, mas com os dentinhos da dona Carolina nascendo, a manha tá grande hoje!!!!


2 comentários:

  1. Mas nem que eu fosse louca eu faria parto normal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É essa falta de informação que faz os índices de cesarianas serem tão altos no Brasil.
      Uma cesariana implica muito mais riscos tanto para a mãe quanto para o bebê. Parto normal não é coisa do outro mundo não, estou aqui, viva e muito bem, falando contigo. Numa cesariana, é preciso ficar no mínimo 6 horas SEM SE MEXER!!! Vc fica totalmente dependente, a recuperação é demorada, após o parto a dor é muito pior. No parto normal, 2 horas depois estava tomando banho sozinha, sem dor nenhuma.

      Excluir

Meu filho tem intolerância a lactose. E agora??

Se para um adulto, o diagnóstico de intolerância a lactose já provoca algum susto e confusão, quando o problema ocorre em uma criança, co...