domingo, 24 de março de 2013

Crises de desenvolvimento do bebê

Quem tem bebê com mais de três meses já conhece a situação: de repente seu bebê fofinho e carinhoso passa a ficar manhoso, chorão, nada agrada.Não dorme direito, não come bem, você passa a se perguntar o que fez de errado!!!! Depois de uns 15 dias, passa, volta ao normal, come e dorme que é uma maravilha!!!!!!
Essa metamorfose acontece pela primeira vez (sim, se você sobreviveu a primeira prepara que vem mais!!!) por volta dos 3 meses. Mas, porque isso acontece????
Essas são as chamadas crises de desenvolvimento, períodos do desenvolvimento do bebê tão marcantes que acabam provocando alterações de humor. Um bebê não se desenvolve o tempo todo de maneira uniforme, em alguns períodos esse desenvolvimento é mais rápido, e isso gere estresse.
Até os 3 meses, para o bebê ele e a mãe são um ser só (ou seja, você é o par de peitos que fornecem comida rs), e a partir desse momento ele começa a ter noção de que não está mais ligado a mãe. Começa a brincar, perceber a mãe como outro ser.
Por volta dos 6 meses, o bebê começa a perceber mais o mundo ao seu redor, a se relacionar mais com as pessoas e criar mais vínculos. Também é nessa fase que o seu bebê, até então super simpático começa a estranhar!!! Carol ia com todo mundo, uma fofura, agora estranha até meu irmão quando ele volta do navio kkkkk!!! É nessa fase também que estão nascendo os dentinhos, para piorar as coisas, mas não se descabele, passa!!!
Por volta dos 7-8 meses vem a fase da separação, angustia, com transtorno de sono bem acentuado. O bebê que até então dormia bem passa a acordar várias vezes durante a noite.
Já por volta os 12 meses, a criança está se tornando mais independente, mas ao mesmo tempo ainda depende dos pais para tudo, isso também geral confusão e distúrbios de sono e comportamento.
Vale lembrar que essas crises são passageiras, não provocam nenhum mal para a criança, basta ter paciência e carinho.
No link abaixo uma matéria da Bebê Abril sobre o assunto, vale a pena ler


Comentem e compartilhem!!!

Bjs a todas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu filho tem intolerância a lactose. E agora??

Se para um adulto, o diagnóstico de intolerância a lactose já provoca algum susto e confusão, quando o problema ocorre em uma criança, co...